maio 12, 2010

História da Arte

  
Uma das características que mais me atrai na pintura é o poder de resgatar a sua história e transpo-la para o presente.
Porque recebi mensagens com elogios ao uso da madeira e outras com o uso de adjetivos "rústico", "material bucólico" e até "country"...  Porém, caros amigos, aí encontra-se o engano. O uso da madeira não é uma inovação (podemos até considerar uma releitura), acontece que foi amplamente utilizada pelos maiores artistas do mundo -Ticiano, Caravaggio, Rubens, Rembrandt...  E porque não ressaltar que "La Gioconda" de Leonardo Da Vinci foi criada sobre Madeira de Álamo. Sim... a mais notável obra prima e a mais valiosa de toda a história da arte trata-se, então, de Óleo sob Madeira com a admirável técnica "Sfumato".
Pois bem...logo saíra do forno mais um "Óleo sob Madeira".

Ah,  quero que saibam que tenho a-do-ra-do os comentários de todos que passam aqui no Art4Dog.  Dou muita importância pois serve como um referencial , um Feed-Back de minhas produções. Obrigada mesmo!

Um comentário:

  1. Olá Giovana,

    Obrigado pelo email e por me apresentar o seu blog...Adorei suas pinturas e no que diz repeito ao uso da madeira, alem de tudo já exposto por voçe, ela é muito melhor tbm no quesito durabilidade, com o tempo a tinta a óleo perde flexibilidade e fica mais rigida, e o movimento da tela favoreçe o surgimento de rachaduras típicas de telas antigas....as obras mais bem conservadas da história da arte estão sobre madeira e não sobre tela.
    É bom frisar que é importante selar a madeira antes de pintar a óleo, pois a madeira emite gazes que danificam a longo prazo a pelicula de tinta...nada que um verniz acrilico ou uma base especifica para pintura a óleo não resolva. o importante é não pintar diretamente sobre a madeira sem o isolamento.
    Bom, é isso, fiquei muito feliz em conheçer o seu blog, a sua Arte e o seu amor pelos animais.

    Um abraço e muito sucesso pra vc.
    ta linkada la no blog.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário