dezembro 13, 2009

E a Arte Começou Assim...


Cavalo Ocre na Extrema Abóboda da Caverna de Altamira/Espanha.
Considerada a mais antiga das figuras do teto da caverna (pintada há 18 mil anos atrás).

Não há dúvida de que algumas das pinturas pré-históricas mais memoráveis são as figurações de animais. Imagens de cavalos, touros, veados, bisões... parecem mover-se (perspectiva) ante aos olhos.
Os artistas do Paleolítico usavam tochas simples (antigos pincéis) de gordura animal, terras de diferentes tonalidades, extrato de plantas, argila, bastões pontiagudos ou mesmo ossos.
Um historiador francês descreveu as imagens da Era do Gelo como "a origem da arte ocidental". Muito embora, a noção de perspectiva foi reinventada com o Renascimento.
A figura do Lobo fora pintada há 18 mil anos atrás em tetos de cavernas feito por artistas pré-históricos itinerantes. Ainda que, inicialmente, os cientistas tenham relutado em aceitar a arte mural como sendo desta Era, por acharem realísticas e artísticas demais para serem fruto de mentes primitivas. Posteriormente, a pintura foi comprovada cientificamente e aceita como realidade e não mais vista como simples garatujas ou adornos descuidados de caçadores. Ela era simplesmente arte e sua única função era a de agradar.
A "arte pelo amor à arte" é atávico em todos nós pois consta em nosso DNA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário