janeiro 10, 2010

Um amor para a vida inteira

"Enquanto não amarmos os animais, uma parte de nossa alma permanecerá adormecida"
Anatole France








Entre as primeiras 50 palavras que uma criança usa, 7 são nomes de animais. Palavras que figuram Cachorro e Gato ficam somente atrás da palavra "mamãe".
Para a criança o vínculo afetivo é tão poderoso que marca o desenvolvimento de sua personalidade. Desenvolvemos um senso positivo do eu – nossa identidade – pelas interações que fazem com que nos sintamos reconhecidos, aceitos e admirados, e pela experiência que demonstram que os outros notam o que fazemos e como nos sentimos, no caso, o animal de estimação.
Crianças do mundo inteiro recorrem aos seus bichos de estimação em momentos de tensão emocional. Um estudo com crianças numa região abalada pela guerra da Croácia constatou que aquelas que tinham bichos de estimação apresentavam níveis de transtorno de estresse pós-traumático muito mais baixo que as outras.
Os pais podem ficar absorvidos demais no frenesi da vida cotidiana para proporcionar aos filhos toda a segurança de que eles precisam, mas um bicho de estimação sempre lhes dará atenção e terá tempo para brincar com eles.

Animais de estimação com os quais possuímos estreito elo de ligação possuem a capacidade de sentir mudanças sutis nos ânimos de uma pessoa.
Cada pessoa sente uma ligação vital com os animais, através da qual podemos demonstrar o que temos de melhor, nossos valores mais altos. Com a prática, aprendemos a usar essas habilidades no relacionamento com os outros membros da família e com todos os cidadãos do mundo.
Um bicho de estimação pode servir como um refúgio emocional, um ouvinte paciente e um elo de ligação, que proporciona à família, quaisquer que sejam as dificuldades, um senso de propósito e integração.

Dentre mais de 4.000 espécies de mamíferos na Terra, apenas umas poucas dezenas se tornaram domesticadas e apenas duas abriram em massa as portas de nossos corações e casas. Os dados estatísticos mostram que cerca de seis residências em cada dez, nos Estados Unidos, têm bichos de estimação, enquanto apenas três, em cada dez, têm crianças.
À medida que envelhecemos os bichos de estimação passam a ter importância ainda maior, como o nosso Vínculo com a vida.

O vínculo nos proporciona um senso incomparável de união com a natureza; diz-nos que não estamos acima, mas que somos parte. Nossos cachorros e gatos permitem uma visão íntima e permanente da mente e do espírito de outros mamíferos, servindo como uma teia que nos liga com a vastidão da natureza. E, no coração desse vínculo com a vida, está o poder curativo, simples e infalível.

Fonte:  “O Poder Curativo dos Bichos”, Dr. Marty Becker, editora Bertrand Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário